Translate...

January 16, 2013

RISOTTO DE ALHEIRA

Depois da Silvia ter estado por cá e nos ter ensinado o truque do risotto que fiquei fã. Não é propriamente saudável mas de vez em quando não faz mal nenhum... e é tão bom.... hummmmmmmmmmmm. Depois de ter experimentado de cogumelos, já fiz com abóbora, mas o que nós gostamos mesmo é com alheira!

ALHEIRA  (De alho+-eira)
nome feminino CULINÁRIA enchido transmontano preparado com pão e picado de diversas carnes e condimentado com alho
RISOTTO DE ALHEIRA
1 chávena de chá de arroz carnaroli 
1 cebola pequena
1 alheira de boa qualidade
1 copo de vinho branco
caldo de galinha
azeite qb
sal e pimenta qb
manteiga qb
parmigiano reggiano ralado na hora
  1. Pique a cebola e leve-a alourar num tacho juntamente com o azeite. Juntar a alheira, em bocados (previamente removida da tripa). Eu só usei meia alheira que era só para dois e acho que uma fica muito forte. Deixar alourar um pouco.
  2. Junte depois o arroz e mexa (o arroz pode ser do tipo arbório que deve ser mais fácil de encontrar). Reduza o lume para o mínimo, junte um copo de vinho branco e, sem para de mexer deixe o vinho ser absorvido na totalidade.
  3. Vá juntando aos pouco, mexendo com muita frequência, o caldo de galinha até o arroz estar quase quase cozido. 
  4. Tempere de sal e pimenta (eu nem pus sal por causa da alheira) e junte o parmigiano reggiano ralado e um pouco de manteiga (eu usei uma colher se sobremesa) e mexa bem. Chamasse a isto a mantecatura. Servir de imediato.
  5. Eu ainda alourei umas fatias finas de alheira e uns cubinhos de bacon e polvilhei com salsa fresca.

Bon appetit!!!

No comments: